lunes, enero 12

Day 11 – Welcome to the surrealistic world of CAPES


Trouxe pouco dinheiro. Estava tranquilo. A bolsa que recebo é fruto de um convênio entre a CAPES e a Fulbright. Além dos valores pagos pela primeira, a segunda dá uma bela grana extra. É a famosa bolsa 2 em 1. Sonho de qualquer pesquisador, capaz de minorar os apuros cotidianos. Isso, é claro, no mundo ideal.

No mundo de carne e osso a coisa é mais complicada. Cada uma das agências tem o seu próprio sistema, as suas próprias regras e normas. Resultado: burocracias em dobro, angústias ao quadrado. Antes de sair do Brasil recebi dois Manuais. O da CAPES, com 12 páginas, 14 artigos e três anexos é verdadeiramente expeditivo. Explica as minucias dos procedimentos que devia seguir para começar a receber as mensalidades da minha bolsa no exterior. Já o Manual da Fulbright é mais complexo. Veio pelo correio, já impresso. Além dos procedimentos a serem realizados para a implementação da bolsa – leia-se, pagamentos – explica com riqueza de detalhes como devo fazer a minha declaração do IR, a inscrição no INSS americano,  traz uma lista de ex-Fulbrighters famosos além de fazer alusão a quão legal e importante a supracitada fundação é. 

Depois de vencer a gincana burocrática - graças a, em suma,  ter uma conta bancária e uma casa – descubro que errei o preenchimento do meu endereço no formulário da CAPES. Tento, desesperadamente, corrigi-lo. O sistema não permite. Envio um e-mail apressado. A CAPES não responde. Ligo, ninguém atende. Mando outro e-mail, suplicando por ajuda. Funciona. Yasmin, uma simpática técnica me responde. Erro retificado. Envia-me até mesmo um “print screen” com a correção. Contudo, me alerta para o fato de que eu não deveria me preocupar. Por determinação da CAPES, a minha bolsa será paga em reais, na minha conta no Banco do Brasil, em São Paulo, algo que, evidentemente, não constava no tal “Manual”.

Fico paralisado. Atônito, sem reação. Por um momento imagino o meu simpático landlord, Weston, vindo cobrar o meu aluguel com uma colt 45, comprada no Wall-Mart da esquina de casa. Ato seguido, canto, desolado, uns versinhos da Maysa, “o meu mundo caiu...”.

Temperatura: +1ºC
Possibilidade de chuva: 100%
Tipo de chuva: moderada, porém continua.
Vento: fraco 

No hay comentarios: