domingo, enero 11

Day 1- Thank you and have a safety day



Outra vez. Sensação estranha. Começar tudo de novo. É duro sair da zona de conforto. Novos nomes em breve povoarão o meu cotidiano. Liberty Bell, Locust Square, Walnut Street, Rittenhouse... Novas pessoas, novas formas de encarar a vida. Uma nova língua para o dia a dia, um novo código postal. Na fila da imigração, passaporte em mãos, a vontade é de sair correndo. Voltar para trás, entrar no avião e voltar para o porto seguro das minhas rotinas.

Penso com os meus botões: “jo m'amago”. Por que não pedi para ir para Barcelona? Mais fácil, mais seguro. Já sei onde está a Plaza Urquinaona, onde comprar a verdura, o pão. Já conheço as estações de metrô.  Tenho amigos. Poderia ter pedido também como destino Londres que, apesar dos apuros relatados aqui há cinco anos atrás, é um lugar conhecido, mais dócil. Segurança.

Os estágios de pesquisa são sempre duros. Você nunca chega a ser um local, mas também  não se encaixa na categoria de turista. Do lado de fora, no mundo idílico do Lattes ou prepotente das conversas de boteco, tudo é épico. Na fila da imigração, tudo é patético.

Passaporte carimbado, com a mala nas mãos e a arrogância de se considerar um veterano em mudanças internacionais (nos últimos 11 anos, esta é a 7ª mudança de país), parti do aeroporto JFK rumo a Penn Station. Sem ter olhado muito em mapas, sem ter pesquisado. As conexões foram tranquilas. A obsessão pela segurança é tamanha que na estação central de trens, em Nova Iorque, a mensagem que se houve pelos auto-falantes deseja a todos “a safety day”. De fato, não houve nenhum apuro até chegar no hotel na Filadélfia, destino desta nova jornada, agora como pós-doutorando.

E é ai, quando tudo parece estar dando certo que o sujeito subestima o “gênio maligno”. No escurinho do meu subconsciente, idealizava que seria fácil, muito fácil conseguir uma casa para morar. No mundo encantado da minha imaginação, com dinheiro no bolso e uma carta da Fulbright em mãos o real não me pregaria nenhuma peça.

Ledo engano. Para alugar um apartamento você precisa ter uma conta bancária. Contudo, para poder abrir uma conta bancária você precisa ter um endereço residencial. E assim, pouco a pouco, foram esvanecendo as minhas certezas, dissipando a segurança e aumentando o desejo de sair correndo e voltar para trás. Tarde demais.

Temperatura: -1ºC
Possibilidade de chuva: 0%
Vento: moderado.

No hay comentarios: